“A Importância do Ensino da Arte na Formação Cidadã”

Profª. Beá Meira (UFRJ)

A arte é um campo de conhecimento transdisciplinar, muitas vezes coletiva, de investigação e experimentação e que tem a potência de transformar a sociedade. No campo da arte é criar novos conhecimentos, de modo transdisciplinar, através de processos criativos, do pensamento crítico, pelo meio de experiências, reflexões e ações. A arte instaura de forma contínua um processo de comunicação e inteiração com a sociedade, por meio de exposições, shows, festas, espetáculos, festivais, filmes, publicações e encontros que provocam emoções, trocas de saberes, afetos e debates públicos. Toda essa complexidade da arte não dá de forma espontânea espontânea, arte se ensina, estudando e praticando com dedicação, seja em processos geracionais familiares ou comunitários, seja na escola, no museu, na igreja, nas instituições de educação não paramais e nos poucos mas sempre potentes espaços públicos de nossas cidades. O processo de ensino e aprendizagem é intrínseco no campo da arte, alguns artistas, inclusive, considerar a própria produção artística como uma prática educativa, na medida em que pode ser concebida em processos colaborativos a partir de trocas e negociações ou promovam participação do público.

Ref. Bibliográficas
• CAMNITZER, Luis, Gabriel Pérez-Barreto (org.);
Educação para Arte / Arte para educação, Porto Alegre : Fundação Bienal do Mercosul, 2009.
• CANDAU, Vera Maria; MOREIRA, Antonio Flávio (Org.). Currículos, disciplinas escolares e culturas. Petrópolis: Vozes, 2014.
• CANDAU, Vera Maria; MOREIRA, Antônio Flávio. Multiculturalismo: diferenças e práticas culturais. Petrópolis: Vozes, 2008.
• CERVETTO, Renata; Miguel A. López (org.) Agite antes de usar. Deslocamentos educativos, sociais e artísticos na América Latina, São Paulo, Edições SESC São Paulo, 2018.
• FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz eTerra, 2018.
• HOOKS, Bell, Ensinando transgredir : a educação como prática de liberdade, São Paulo, Ed. WMF Martins Fontes, 2017.
• Revista Piseagrama,
Número, 4, Vizinhança, Belo Horizonte, 2011 – https://piseagrama.org/cat/04-vizinhanca/

*Acesso Zoom Minicurso UQ Potiguar* 23 FEV 2021 13h45 (São Paulo)