23/03 aula do Prof. Júlio Tavares. minicurso Direitos Humanos #UQpotiguar
Das 14h às 16h sala Zoom. Os não inscritos também estão convidados a participar, enviando sua solicitação para uqpotiguar@gmail.com

Este encontro propõe elaborar reflexão a partir de três processos em curso e atravessados, há séculos, na história colonial afro-latina e sua experiência transnacional: 1) a constatação de um tripé de mecanismos de raça composta por, classe e atua gênerontes no sistema social; 2) a existência de processo de “racialização” dos corpos como central na conformação das alteridades/diferenças e 3) a constante elaboração de pedagogias de contra-colonais atuantes no contrapelo à noção de Humanidade Ocidental encarnada na noção de justiça e suas práticas de necropolíticas. O objetivo desta aula é enfrentar os processos de discriminação, exclusão, criminalização, genocídio, feminicídio e juvenicídio das populações negras.

Referências Bibliográficas
ALEXANDER, Michelle. A Nova Segregação: Racismo e Encarnação em massa. Boitempo, 2017.
BISPO, Antônio. Colonização, Quilombos: modos e significações. Brasília: INCT-UnB, 2015.
FERREIRA DA SILVA, Denise. Uma dívida impagável. SP: Casa do Povo, 2017.
CASTILLO, Ingrid Díaz, Julio Rodríguez Vásquez y Cristina Valega Chipoco FEMINICIDIO, Interpretación de
un delito de violencia basada en género GONZALES, Lélia. “Racismo e sexismo na cultura brasileira”. IN: Lélia Gonzales, primavera para as rosas negras. Editora Filhos da África, 2018. Primera edición: febrero 2019. Pontificia Universidad Católica del Perú.
RUFINO, Luis. Pedagogia das Encruzilhadas. Mórula Editorial. 2019.
MOMBAÇA, Jota. “Rumo a uma redistribuição desobediente de gênero e anticolonial da violência”. Revista ISSUU, p. 1-20. Disponível em: HYPERLINK “https://issuu.com/amilcarpacker/docs/rumo_a_uma_redistribuic__a__o_da_vi.%202016″ https://issuu.com/amilcarpacker/docs/rumo_a_uma_redistribuic__a__o_da_vi.
NASCIMENTO, Beatriz. “O conceito de Quilombo e a Resistência Cultural Negra”. IN: Beatriz Nascimento – Quilombola e Intelectual. Editora Filhos da África, 2018.
NASCIMENTO, Abdias. O Genocídio