MCC e NAC promovem ‘Étnicos: recuperando histórias’ na Conviv’art

O Museu Câmara Cascudo (MCC) em parceria com o Núcleo de Arte e Cultura (NAC), ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizam na Galeria Conviv’art, a partir de terça-feira, 11 de agosto, até o dia 3 de setembro, a exposição “Étnicos: recuperando histórias”.
A exposição apresenta os resultados das pesquisas realizadas em comunidades indígenas do RN e possui a curadoria de Jussara Galhardo, coordenadora do Grupo Paraupaba de Estudos da Questão Indígena no Rio Grande do Norte.

Segundo a organização do evento, o intuito de “Étnicos: recuperando histórias” é desmistificar os modelos estereotípicos produzidos pelo senso comum e que operam na construção simbólica e social dos indígenas.

Dois eixos são trabalhados pela exposição. Um ligado ao passado, o qual remete ao colecionismo, e outro relacionado à contemporaneidade, direcionando olhares para um novo entendimento a respeito do indígena e dos diferentes aspectos de sua cultura, relativos ao cotidiano, estilo de vida e à sua construção histórica em particular.

A programação de abertura, no dia 11, às 10h, conta com uma aproximação do público com representantes indígenas do Estado, seguida de uma apresentação do Toré, importante prática ritual indígena. Às 11h será aberto o circuito expositivo e em seguida acontece um coquetel de encerramento.

Apoiam a realização da “Étnicos: recuperando histórias”a Editora IMEPH-CE; o professor do departamento de Oceanografia e Limnologia da UFRN, Deusimar Freire; o mandato do deputado estadual Fernando Mineiro; os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte dos municípios de Canguaretama e João Câmara, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura; a Prefeitura do Município de Assú; a Fundação José Augusto; e a Pró-reitoria de Extensão da UFRN (PROEX).

A Galeria Conviv’art fica no Centro de Convivência Djalma Marinho, Campus Universitário. A visitação é gratuita e fica aberta das 9h às 17h. Mais informações pelos telefones (84) 3342-4903 e (84) 9-9903-894.

Boletim 145_1ª Edição  - Boletim produzido pela Agência de Comunicação da UFRN - AGECOM