O projeto de extensão “Capoeira e Cultura Popular”, do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), promove o evento “Tributo Zumbi-Poti: Brincadeiras da Cultura Popular Afro-indígenas”, no dia 19 de novembro, na Praça dos Eucaliptos, localizada ao lado do ginásio do Campus Central.

O evento, que está no seu terceiro ano, tem como objetivo instituir um movimento político em que os artistas, mestres, praticantes, pesquisadores, professores, estudantes e simpatizantes das culturas tradicionais populares de matriz indígena e africana possam reivindicar uma política consistente de preservação, fomento e difusão destas culturas no ambiente acadêmico.

As tradições populares nascidas no Estado e que carregam marcas da influência dos povos indígenas e africanos serão celebradas no evento, por meio de apresentações que incluem: roda de capoeira, pandeirada de coco, maculelê, samba de roda, bambelô e pagode. Durante as apresentações, uma carta de moção de fomento à cultura popular do estado dentro da universidade estará à disposição para assinaturas.

O evento é aberto à comunidade e faz parte das comemorações do mês da consciência negra, conta com a parceria dos grupos de rabeca do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da roda de capoeira da UNI-RN. Demais grupos que desejarem se apresentar podem comparecer no dia da realização das manifestações artísticas.

16h30 – Concentração com roda de Rabeca e Viola na Reitoria

17h – Cortejo do Pau e Lata no trecho Reitoria – DEF