No dia 29 de maio de 2016, foi realizada pelo Chão de Saberes, programa integrante do Plano de Cultura da UFRN, uma visita ao Mestre Geral do Côco de Zambê. Teve como integrantes os alunos do curso de dança da UFRN os  quais tem aula de “práticas educativas em danças populares”, ministrada pela professora Teodora Alves.

Acompanhados de dois bolsistas do programa Chão de Saberes, o grupo foi levado à Tibau do Sul em um micro-ônibus  e fizeram um percurso turístico pela cidade até o horário para inicio da roda de Côco de Zambê.

“Para esta dança acontecer, forma-se uma roda onde os tocadores ocupam uma posição central, e nela somente homens podem participar, entoando cantos enquanto os brincantes se revezam na entrada da roda, executando passos que lembram capoeira, afoxé e frevo, numa agilidade de movimentos e performances frenéticas. Um de cada vez, se dirige ao “chefe” fazendo reverência ao tambor, que possui um papel fundamental, e logo em seguida dirigem a outro dançarino com cumprimento de umbigada, convidando-o a entrar a roda.” (Lara Paiva)

A roda teve início às 19 horas. Confira as imagens desse dia maravilhoso:

Clique na imagem para acessar o album de fotos da ação em Tibau do Sul