O curso de Direção de Fotografia com o instrutor Alziro Barbosa será realizado na cidade Natal-RN de 13 a 18 de março de 2017 e tem inscrições abertas até o dia 07 de março de 2017. Este curso será realizado em parceria com o Núcleo de Arte e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e apoio do Plano de Cultura da UFRN/Mais Cultura nas Universidades/MinC/MEC, do Laboratório de Comunicação da UFRN e do Projeto Tela Livre.
Sobre o curso: tem como objetivo capacitar os alunos nas mais diversas estruturas de imagens utilizadas em película, vídeo, e vídeo digital. Através da compreensão de conceitos de iluminação, composição, cor e movimento de câmera, o aluno terá conhecimento da multiplicidade de métodos e estratégias que o Diretor de Fotografia dispõe. Através de aulas teóricas e práticas serão desenvolvidos os temas: aperfeiçoamento das possibilidades fotográficas em Cinema e Vídeo; tonalidades de luz e a combinação luz-cor correspondente à idéia dramática; utilizar artisticamente os principais tipos de iluminação; utilização racional dos equipamentos de iluminação; desenvolver a capacidade interpretativa de um roteiro com relação aos aspectos fotográficos.
Sobre o Instrutor: Alziro Barbosa – Mestre em direção de fotografia pelo VGIK – Instituto Estatal De Cinema Da Rússia, com banca formada pela Diretoria da Associação de Dir. fotografia da Rússia, obtendo nota máxima (1992 a 1994). Bacharel em Direção de Fotografia Inst. Estatal De Cinema Da Rússia (1988 a 1992) Diploma revalidado pela Universidade de São Paulo (USP).   Diretor de Fotografia premiado, já recebeu o prêmio de melhor fotografia de longa metragem no Festival de Gramado para o filme “Serras da Desordem”, de Andrea Tonacci, o prêmio de melhor fotografia concedido pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), na categoria curta-metragem, para o filme “O Mistério da Japonesa” e a “Ira”. Foi diretor de fotografia dezenas de curtas e longas-metragens, além de ter vasta experiência em ministrar cursos e oficinas na área, destacando: desde 1996 é professor dos workshops de Direção de Fotografia da Stein Produções; de 2007 a 2008 foi professor de Direção de Fotografia na Faculdade Estadual de Cinema e Vídeo do Paraná; de 1997 a 1999 foi professor de Direção de Fotografia na Faculdade de Rádio e TV – FAAP, além de ser sempre indicado para cursos e oficinas de Direção de Fotografia em diversas unidades de ensino em audiovisual no Sudeste.
Edital do curso de Direção de Fotografia em Natal
Formulário de inscrição