Os Caboclos de Major Sales/Malhação de Judas são uma manifestação originária do Rio Grande do Norte, inserida no contexto da Semana Santa. Os Ritos da Semana Santa lá são vivenciados de forma intensa e de forma coletiva, independente da faixa etária. É uma celebração que mistura o Sagrado e o Profano. A parte religiosa fica por conta da igreja católica com vias-sacras, caminhadas e missas que iniciam no domingo de ramos e se estendem até o domingo de páscoa. A parte considerada profana fica por conta dos Caboclos. A cidade possui cerca de 10 grupos, todos formados entre 12 e 26 dançarinos, além do trio regional (sanfona, zabumba e triângulo), que percorrem as ruas, os sítios e povoados, dançando de casa em casa com o seu chamado “Arrastão dos Caboclos”. Enquanto correm a cidade com suas máscaras, roupas coloridas, sua dança e pisada forte, tocam músicas que exaltam a cultura local, o nordeste e a cultura popular.
Esta tradição, tão vivenciada por sua comunidade, nos traz a necessidade de falar sobre a memória e valorização da cultura popular no RN.
A exposição/encontro acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto de 2017. Integra também parte das ações do Plano de Cultura da UFRN, mais especificamente o “Cultura no Centro”, que é organizado pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC), através do Plano de Cultura da UFRN e seus Programas Chão de Saberes e SigaArte na UFRN.