João Gomes Sobrinho (Xexéu), poeta cordelista, nasceu em 13 de maio de 1938, no Sitio Lajes, Município de Santo Antônio do Salto da Onça-RN. Filho de Elizeu Gomes de Carvalho e Genuína Gomes de Carvalho. Botaram o apelido de Xexéu quando ainda era criança, pois cantava todos os versos que ouvia, e como cantava muito bem o chamaram por esse apelido que é um pássaro muito cantador aqui no Nordeste. Desde sua adolescência ouvia grandes cantadores que o influenciaram através da poesia cantada ao som da viola. E assim começou a escrever e recitar versos, tendo dividido saraus sertânicos com Patativa do Assaré, Elizeu Ventania, Antônio Dias, Chico Traíra, entre outros poetas consagrados.
Pertence a Academia Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel (ANLiC), onde ocupa a cadeira de nº 30, cujo patrono é o poeta Luiz de Souza da Costa Pinheiro.
Fonte: Livro: O cordel da nossa gente
O programa Chão de Saberes (vinculado ao Plano de Cultura da UFRN) e a TVU vão até o município de Santo Antônio-RN prestigiar o Poeta João Gomes Sobrinho, o Xexéu, no dia 14 de março – Dia da Poesia – Em breve teremos o registro do encontro na programação da TV Universitária. Aguardem…

Fotos do encontro no dia 14 de março de 2018.