TELEFONE DO ATELIER DE ARTES DO NAC – 3215 3238

EDITAL DO ATELIER DE ARTES – CLIQUE AQUI

LINK PARA O SIGAA EXTENSÃO

Para acessar a área de inscritos em cursos e eventos de extensão é necessário realizar o login no sistema.

A partir da área de gerenciamento será possível se inscrever nos curso e eventos abertos, bem como acompanhar as suas inscrições já realizadas.

O Atelier do NAC é um local destinado à prática e à produção artística, por meio de cursos de desenho e de pintura abertos a toda sociedade (comunidade interna e externa), havendo turmas para crianças (dos 07 aos 10 anos) e para pessoas a partir dos 16 anos, incluindo adultos e idosos.

CURSO: QUADRINHOS: CONSTRUA NARRATIVAS
Público Alvo: Qualquer pessoa que tenha interesse em criar histórias em quadrinhos. Não é necessário conhecimento técnico em desenho. Recomenda-se idade de 16+
Descrição: Quadrinhos: Construa Narrativas é um curso de História em Quadrinhos onde os alunos experimentam uma abordagem teórica e prática, compreendendo as histórias em quadrinhos e como produzi-las.
Objetivos:
1. Apresentar caminhos para que autores iniciantes possam produzir e publicar suas obras.
2. Proporcionar um ambiente de debate e troca de experiências e estimular a imaginação;
3. Apresentar conhecimentos teóricos;
4. Incentivar a experimentação artística e a produção de portfólios.
Conteúdos:
Unidade I
 Introdução às Histórias em Quadrinhos: análise de gibis clássicos e contemporâneos; (das tiras de jornais até as Graphic Novels). Exercício sugerido: desenho espontâneo de signos sugeridos.
 HQs: principais características da linguagem.
 Uso de referências: documentação (das coisas nascem às coisas). A Ideia, o primeiro átomo e o desenvolvimento da ideia – argumento.
 Introdução ao Desenho: criação de personagens: anatomia do corpo humano e expressões corporais e faciais.
 Estilos: Realismo e estilização.
Unidade II
 Atos e os plots points; o que são HQs; roteiro completo X argumento prévio; estrutura da história.
 Tipos de roteiro: “Marvel way”, script completo, e roteiro layout.
 Cartuns de um quadro: página simples x Página complexa
Unidade III
 Enquadramento: planos diversos e enquadramento.
 Narrativa I: tempo e ritmo.
 Narrativa II: Diagramação, continuidade, narrativa.
 Avaliação e exposição dos portfólios.
 Exposição de obras.
Carga Horária por Aula: 02h00
Carga Horária Semanal: 02h00
Quantidade de Aulas por Semana: 01 aula
Semanas de Aulas / Carga Horária Total: 15 semanas, totalizando 45 horas de aulas.
Aferição de resultados: a uto avaliação individual, através da crítica reflexiva pela produção do portfólio; Avaliação do Curso e dos professores pelo aluno; e Exposição de obras ao final do Curso.
Sobre o professor
Leandro (a.k.a. Leander) Moura, graduado em artes visuais pela UFRN, é também ilustrador e quadrinista. É um dos autores da Graphic Novel Lovenomicon, um tributo a H. P. Lovecraft (2015), e a adaptação em quadrinhos do livro Maldito Sertão (2016) do autor Márcio Benjamim, ambas publicadas pela editora Jovens Escribas artistas junto de outros talentosos artistas do coletivo Quadro 9. Colabora com a editora Clock Tower, para a qual fez a capa do livro ”O Rei de Amarelo” do autor Robert W. Chambers (2015); ilustrou o livro ‘’O Mundo Sombrio – histórias de mitos de Cthulhu’’ por Robert E. Howard e, desenhou também o conto ‘’Nas Montanhas da Loucura’’, para o livro ‘’O Fantástico Mundo de H. P. Lovecraft, estes últimos publicados em 2016. Em 2017 ilustrou o livro A Terra da Noite de William Hope Hodgson, da mesma editora. Em 2017 fez sua primeira exposição individual intitulada E.L.A, um misto de quadrinhos, instalação e pintura, exibida na galeria de arte do IFRN – Cidade Alta, em Natal/RN. Teve a honra de ilustrar Sandman para o livro VERTIGO: Além do Limiar, o qual celebra 25 do selo adulto no Brasil, o projeto viabilizado pelo site Guia de Quadrinhos via financiamento no site catarse, lançado em abril de 2018. É coautor junto sua esposa, Cristal da Graphic Novel Horas Escuras, uma trama de terror psicológico, lançada este ano no FIQ 2018 (Festival Internacional de Quadrinhos – BH). Links: