GDUFRN

Assista ao vídeo SigaArte com você #003 em:

https://www.instagram.com/NAC_UFRN/

https://www.facebook.com/nacufrnoficial/

O Grupo de Dança da UFRN, conhecido como GDUFRN, foi criado em 1990 pelo Prof. Dr. Edson Claro (1949-2013) e neste ano completa 30 anos de atuação. Foram diversos espetáculos, oficinas, residências artísticas, workshops, aulas abertas e intercâmbios que ocorreram neste período, sendo um espaço propulsor de extensão e pesquisa para o Curso de Licenciatura em Dança, o Mestrado em Artes Cênicas e ainda atendendo aos estágios supervisionados da graduação. O Grupo de Dança também desenvolve ações em sintonia com a portaria de extensão que normatiza os grupos consolidados da UFRN por produzir conhecimento na área artística e representar a Universidade em diversos espaços públicos.

O Grupo de Dança é dirigido pela Prof. Dra. Teodora Alves (DEART) desde 2006 e contou ainda com a contribuição dos professores Edeilson Matias, Petrúcia Nóbrega (DEF) e Wicliffe Costa (DHIS), bem como de muitos outros produtores, bailarinos e técnicos de iluminação, coreografia, cenário, figurino, maquiagem, música, vídeo e fotografia que atuaram nestas três décadas.

Sobre o professor Edson Claro é importante citar que de acordo com a diretora Inês Bogéa da São Paulo Cia. de Dança, “[ele] rompeu barreiras e preconceitos. Fundou grupos de dança e mudou a forma de se pensar a dança no país ao criar o Método Dança-Educação Física (MDEF), apostando na multidisciplinaridade e acreditando na ligação entre dança e educação física como um processo de educação.”

Para este ano, estão previstas diversas homenagens a todos aqueles que construíram o Grupo de Dança da UFRN.

Participantes em 2020:

Bruno Thierre

Jane Andrade

Gaby Brito

Ronaldo Teodósio

Brenda Leslie

Ana Txay

Kathleen Louise

Claudio Silva

Yara Camila

Francilanny Marques

Ana Lincka

Nathaly Lima

Manuel Evaristo

Rayssa Oliveira

Tato Takai

João Victor

Gustavo Moura

Direção artística: Teodora Alves e Savio de Luna

Foto: Rauly Cavalcante

Edição de vídeo: Rosvita Rupp (a partir da utilização de imagens do acervo do grupo)

Acompanhe o GDUFRN no instagram@gdufrn