Criado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão que tem como principal meta proteger e preservar os bens culturais do País, o Dia do Patrimônio Histórico Cultural é celebrado Hoje, 17 de agosto, em homenagem ao historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade, Belo Horizonte, que morreu em 1969.

Patrimônio cultural pode ser definido como um conjunto de saberes e manifestações de uma comunidade, que lhes confere traços indenitários próprios, que inclui, o conjunto do conhecimento, dos costumes, hábitos, da arte, e outros aspectos de uma dada sociedade.

A memória coletiva de um povo pode ser identificada em lugares, objetos, festas, receitas culinárias, saberes medicinais tradicionais, entre outras representações que carregam significados das formas de viver, constituindo sua cultura. Por isso, é imprescindível que os grupos sociais reflitam e se mobilizem em relação ao seu próprio patrimônio

O patrimônio cultural do Rio Grande do Norte é muito rico e diverso, merece ser reconhecido, valorizado e preservado, entender o que é patrimônio cultural envolve compreender a importância cultural dele para a sociedade.

Na imagem temos a atual Pinacoteca do Rio Grande do Norte (antigo Palácio Potengi e sede do Governo Estado) é considerada a edificação com a maior expressão da arquitetura neoclássica em Natal. Construído entre 1866 e 1873, o local abrigou a Assembleia Legislativa e a Tesouraria Provincial.
A edificação permaneceu como o centro da vida política do Rio Grande do Norte até 1995, sendo, atualmente, um importante centro cultural com exposições permanentes e outras atividades. Em seu acervo estão obras de arte de inúmeros artistas locais e nacionais, entre os quais Volpi, Tarsila do Amaral, Cícero Dias e Fayga Ostrower.