O Núcleo de Arte e Cultura da UFRN (NAC) foi criado em 24 de maio de 1979 conforme a Resolução nº. 63/79 – CONSUNI e tem o papel institucional de fomentar a formação, a difusão e a articulação da produção artístico-cultural da UFRN, assessorando a Reitoria na gestão da política cultural da instituição (RESOLUÇÃO N o 125/2016-CONSEPE) e contribuindo para a memória e a preservação de seu patrimônio cultural. Esta Unidade, entre suas muitas ações, coordena e operacionaliza, juntamente com a Pró-reitoria de Extensão e o Comitê gestor, o Plano de Cultura da UFRN/Mais Cultura nas Universidades/MEC/MINC, contribuindo assim com o fortalecimento,  a criação  e a  implementação de diretrizes, metas e ações acadêmico-sociais no campo das artes e da cultura da UFRN e do RN.
     O NAC possui uma Galeria de Artes (Galeria Conviv’Art), localizada no Centro de Convivência Djalma Marinho, que oferece aos seus visitantes a oportunidade de conhecer obras de diversos artistas, buscando estimular a produção de artes visuais de modo articulado com o ensino, a pesquisa e a extensão. Com área expositiva de 126 m², de acesso gratuito, funciona das 09:00 às 17:00, de segunda à sexta, e possui uma programação que engloba também projetos especiais de interesse institucional e caráter acadêmico, bem como oficinas, cursos e palestras que versam sobre artes e áreas afins. Possui ainda o Atelier de Artes, o qual promove o aprendizado de diversas técnicas das artes visuais, como pintura acrílica, aquarela, introdução ao desenho artístico, entre outros, voltados tanto ao público interno quanto ao externo à UFRN.
     Maiores informações sobre a atuação do NAC podem ser obtidas no site www.nac.ufrn.br, pelo telefone (84) 3215-3237 ou ainda, diretamente na secretaria do Núcleo de Arte e Cultura – NAC no Centro de Convivência Djalma Marinho/UFRN.