Estão abertas as inscrições para o curso de atualização: Diálogos Educacionais a partir do acervo do Museu de Arte do NAC no site da PROEX UFRN. O curso oferece 40 vagas e pretende abordar obras presentes no acervo para propor, em conjunto com os(as) participantes, práticas pedagógicas. As aulas iniciam no dia 15 de janeiro e vão até 26 de fevereiro de 2022, sempre aos sábados pela manhã, em sistema remoto de ensino com aulas síncronas e atividades assíncronas. A seguir mais informações: 

O projeto de extensão tem como objetivo ministrar curso de atualização pensado a partir da curadoria de obras presentes no acervo do Museu de Arte do NAC (Núcleo de Arte e Cultura) da UFRN. A partir da escolha curatorial, o curso discutirá sobre a arte postal (Paulo Bruscky, J. Medeiros), a arte potiguar (Newton Navarro, Dorian Gray, entre outros) e as gravuras da artista Fayga Ostrower presentes no acervo. A discussão será centrada em uma abordagem histórica e contextual, dialogando também com obras que não estão presentes no acervo, mas que a ele se relacionam. Sendo dirigido a educadores – licenciados ou licenciandos -, oferecerá orientação e exercício de planejamento de práticas pedagógicas a partir do acervo. Como forma de estimular a discussão, ações educativas e práticas artísticas, o curso também contará com a participação de artistas convidados, material e atividades assíncronas.

Duração total do curso: O curso terá duração total de 34 horas, sendo divididas em dois encontros semanais, sendo um assíncrono, às segundas-feiras pela manhã, e outro síncrono, aos sábados pela manhã das 8 horas às 12 horas. Os momentos assíncronos terão duração de 1 hora (60 minutos), seguindo o modelo de sala de aula invertida (formato que consiste na disponibilização de materiais em momentos assíncronos para que sejam discutidos nos momentos síncronos). Já os encontros síncronos terão duração total de 4 horas.

Carga horária semanal: 5 horas semanais totais em 6 semanas e 4 horas em uma semana.

As aulas serão ministradas por uma equipe de discentes do curso de Licenciatura em Artes Visuais que desenvolveram pesquisa sobre o acervo do Museu de Arte do NAC/UFRN e receberam orientação de professores do curso de Artes Visuais e do museólogo do NAC.

Instruções para as inscrições:

1. As inscrições gratuitas podem ser realizadas até 15 de janeiro, através de cadastro prévio no sistema SIGAA UFRN ou site da PROEX :

https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/extensao/paginaListaPeriodosInscricoesAtividadesPublico.jsf?aba=p-extensao

Dúvidas: dialogoseducacionaisnac@gmail.com