Próximo às margens do Rio Potengi, o bairro da Cidade Alta foi construído em Natal. Entre o vai e vem das pessoas pela área mais comercial e pelas ruas compostas por prédios antigos da região, um edifício com arquitetura neoclássica chama a atenção de quem passa: a Pinacoteca do Estado. Para aproximar os estudantes da graduação de Licenciatura em Artes Visuais – do Departamento de Arte (Deart/UFRN) – à arte e à história potiguar, acontece, no dia 5 de julho, uma visita educativa à edificação histórica e seu acervo de obras de arte.

Em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFRN) e o Deart, o Núcleo de Arte e Cultura (NAC/UFRN) promove a visitação à Pinacoteca Potiguar, que foi restaurada e reaberta em dezembro de 2021 pelo Governo do RN. Na ocasião, o reitor da UFRN José Daniel Diniz Melo e a direção do NAC estarão presentes na ação, reafirmando a parceria interinstitucional e acadêmica entre a UFRN e a Fundação José Augusto (FJA), a qual vincula-se à Pinacoteca.

A atividade pretende proporcionar aos alunos uma experiência artística relativa à importância da edificação, que é uma referência histórica e cultural da cidade e do RN. O conhecimento da produção de artes locais e regionais e a compreensão do patrimônio e das manifestações culturais do estado são alguns dos objetivos da atividade coordenada pela vice-diretora do NAC e professora do Deart Bettina Rupp.

A visita também inclui a ida à exposição multimídia O sertão virou mar, do artista plástico potiguar Sérgio Oliveira Rocha, mais conhecido como Azol (@azol.art). Em meio às pinturas, vídeos e fotografias, é possível presenciar visualmente, a partir da representativa poética, a vida dos sertanejos e os cenários presentes na rotina do nordestino. Durante a visitação, acontecerá um momento de encontro e conversa com o artista para compartilhar sobre a produção, atuação e realização dos seus trabalhos artísticos.

Será disponibilizado transporte gratuito em micro-ônibus, com capacidade de 26 lugares [alterado para ônibus de 40 lugares], para os estudantes interessados na atividade de campo externa à Universidade. Apesar de a ação ser preferencialmente direcionada aos estudantes do curso de Artes Visuais, outros alunos que estejam interessados pela temática também podem participar. Além disso, ao realizar a inscrição, que está aberta até o dia 29 de junho, por meio do Sigaa, os alunos devem preencher e assinar o Termo de Responsabilidade e Conhecimento de Risco do Participante, que será enviado ao e-mail cadastrado.

Saída: 9h30 do Deart

Chegada ao Local: 10h – Pinacoteca do Estado, Praça Sete de Setembro, s/nº, Cidade Alta, Natal/RN

Visitação às exposições: 10h às 11h

Conversa com artista: 11h às 12h

Saída da Pinacoteca: 12h

Chegada no Deart: 12h30

A Pinacoteca do Estado

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Brasil (Iphan), o prédio da Pinacoteca do Estado, também conhecido como Palácio Potengi, possui um grande acervo de obras de artistas como a modernista Tarsila do Amaral e os potiguares Newton Navarro e Abraham Palatnik. Entre os anos de 1902 e 1995, o espaço era o centro da política do RN, sendo a sede do governo estadual, chamado de Palácio do Governo.

Por Cecília Costa de Agecom/UFRN