“O Núcleo de Arte e Cultura (NAC/UFRN) promove a palestra Memória e Modernidade da Fotografia Contemporânea, com o fotógrafo, artista visual e pesquisador João Lobo. O evento é gratuito e será realizado na Galeria Conviv’Art, na quarta, 30 de março, às 10h. As inscrições podem ser realizadas via Sigaa ou presencialmente, no momento da palestra.

Nascido na Paraíba e radicado em Portugal, João Lobo é doutorando em Belas-Artes, fotografia pela Universidade de Lisboa. O pesquisador estuda as relações entre arte e fotografia há quatro décadas e vai apresentar na UFRN o processo criativo utilizado em dois projetos recentes.

Um deles é a exposição ÍNDICE itacoatiara do ingá. A mostra apresenta o olhar do artista sobre as inscrições rupestres do Sítio Arqueológico Pedra do Ingá, no sertão da Paraíba. A exposição esteve em cartaz no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, em setembro de 2022, como parte das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil.

O outro projeto que será discutido na Galeria Conviv’Art é O Tempo do Movimento. Ainda inédito, o trabalho se desvincula da fotografia documental. Nele, o artista fixou uma câmera preparada para longas exposições, de até quatro horas, na frente de um trem com velocidade de 120km/h.

Teodora Alves, diretora do NAC, enfatiza a importância da palestra para o público potiguar. “A presença do artista-pesquisador no NAC oportuniza um debate acerca da linguagem fotográfica, do uso de tecnologias e de novos processos criativos na contemporaneidade”, avalia.

Texto produzido por Juliana Holanda – Agecom/UFRN.

Inscrições abertas até 29/03 no sigaa.