Visita de estudantes à Galeria Conviv'Art/NAC

NAC [galeria]

A Galeria Conviv’Art, do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN (NAC), exibe e divulga o trabalho de artistas visuais no âmbito da Universidade há mais de 40 anos. O principal objetivo do espaço é divulgar a produção artística visual, tanto da Instituição quanto de artistas locais, permitindo que essa linguagem seja cultivada e apreciada. As exposições, gratuitas e selecionadas por meio de editais públicos, são abertas a todos e podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Ao todo, em 2023, a Galeria sediou oito exposições e registrou 4.257 visitas. Entre as mostras do ano passado, destaca-se a Fayga Ostrower – Artista educadora . A exposição foi organizada pelo NAC e conto com obras feitas pela família do artista na UFRN. Ao longo de sua carreira, o artista recebeu inúmeras premiações, entre elas: o Grande Prêmio Nacional de Gravura da Bienal de São Paulo (1957) e o Grande Prêmio Internacional da Bienal de Veneza (1958). De acordo com dados da Conviv’Art, mais de 700 pessoas visitaram a mostra.

O calendário de convocatórias de 2024 ainda não foi finalizado, porém, cinco propostas foram selecionadas por meio de edital. Na visão de Irley Silva, produtor cultural do NAC, “as exibições selecionadas para este ano se apresentam como uma oportunidade para a comunidade estreitar laços com a arte e cultivar a reflexão crítica a partir de propostas de provocativas”.

A Galeria também desenvolve ações associadas, como rodas de conversas. São momentos em que os visitantes podem entender melhor as obras e o processo criativo e artístico por trás de cada peça. Nessas graças, os artistas falam sobre esses assuntos e realizam uma visita guiada, unindo teoria e prática.

O espaço recebe, com frequência, estudantes da UFRN e escolas de municípios e estados. As visitas de grupos podem ser marcadas pelo número (84) 3342-2267. Para mais informações, basta acompanhar nosso site e seguir o perfil do NAC no Instagram.