O Núcleo de Arte e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abre na próxima quinta-feira, dia 16, a exposição “FARNEL”, do artista plástico Artur Souza Maciel. A abertura acontece às 19h, na Galeria Conviv’Art, no Centro de Convivência.

“Farnel, matula, comida cozida e levada em um grande guardanapo branco, com porções de feijão, carne e afins caracteriza-se como verbete aglutinante de uma série de pesquisas que vêm sendo feitas desde 2009”, segundo afirma o artista Artur Souza, em sua apresentação.

Ele explicou que “os trabalhos apresentados têm como proposição inicial a criação de um preto profundo. Para isso foram utilizados vários tecidos de algodão (um com processo fabril de impressão, listrados e outros brancos), que foram tingidos inicialmente com as cores primárias, seguindo o tingimento e secagem para posterior superposição de tingimento. O processo resultou um tom muito próximo a aquarela, cinza terciário.

Seguindo a esse resultado inicial, foi realizado o depósito de tinta acrílica preta sobre a superfície, que posteriormente foi queimada. O processo de queima não resultou favorável, reincidindo a utilização de outro material, desta vez proveniente da queima do carvão. Esses tecidos são posteriormente apresentados na composição dos trabalhos apresentados”.

A exposição tem como característica a criação de zonas de ocupação e zonas em que a luz ocupará o vazio. Os trabalhos de pequena dimensão farão um contraponto com as grandes dimensões da galeria, e um aparelho de televisor realizará outro desenho sobre o chão, criando zonas de iluminação e zonas escuras.

A visita à exposição FARNEL estará aberta ao público até o dia 3 de junho, no horário das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone: 3215-3240.

Perfil

Artur Souza é graduado em Tecnologia em Produção da Construção Civil, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte – CEFET-RN, cursou Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, (2007-2011), e atualmente integra o “MATIZES”, grupo de pesquisa em Cultura Visual (DEART-UFRN), além de ter participado de outros grupos e projetos de pesquisa na área de artes visuais.

Suas últimas exposições foram em 2012, em São Paulo, na Galeria Gravura Brasileira e na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em Natal, na Pinacoteca do RN e Solar Bela Vista, e na Argentina, na Embaixada Brasileira de Arte Postal.