SigaArte na UFRN – Programação de Agosto

Por ianne, em 12.08.2013

A Escola de Música abre nova turma do Curso de Iniciação ao Estudo do Acordeon. Inscrições de 12 a 19 de agosto na secretaria de extensão da EMUFRN.

São 10 vagas distribuídas nos seguintes horários:

TURMA 1 (5 vagas): quarta-feira, às 14h00;

TURMA 2 (5 vagas):quarta-feira, às 15h00;

Valor do investimento, R$300,00 divididos em até 02 parcelas.  É necessário que o aluno possua seu próprio acordeon de 80 baixos.

Mais informações pelo número (84) 9193-6429 ou pelo email basico.musica@gmail.com.

 

Por ianne, em 12.08.2013

A Escola de Música da UFRN abre inscrições para o curso de extensão CANTO para crianças de 08 a 12 anos. As inscrições serão feitas de 02 a 10 de setembro, na secretaria de extensão da EMUFRN. São oferecidas 10 vagas. O curso contará com aulas de teoria e técnica vocal, distribuídas nos seguintes dias/horários:

Terças-feiras, das 09:30 às 11:00, SOLFEJO (TEORIA), com o professor Emerson Carpegianne;

Quintas-feiras, das 09:30 às 11:00, TÉCNICA VOCAL, com a professora Maria Nazaré Rocha de Almeida (canto) e Franklin Silva (piano).

As aulas tem início no dia 17 de setembro e seguem Leia mais “Canto – extensão abre vagas para Crianças” →

 

Por ianne, em 12.08.2013

Ministrado pelos professores Tarcisio Gomes, Franklin Silva e Joabe de Morais, o curso tem como objetivo a iniciação aos fundamentos técnicos do piano. As inscrições acontecem de 12 a 17 de agosto na secretaria de extensão da EMUFRN.

São 48 vagas distribuídas da seguinte forma:

TURMA 1 (08 -12 anos): segunda-feira, às 14h00;

TURMA 2 (08 -12 anos): terça-feira, às 16h00;

TURMA 3 (08 -12 anos): quinta-feira, às 10h00;

TURMA 4 (08 -12 anos): quinta-feira, às 15h00;

TURMA 5 (a partir de 13 anos): quinta-feira, às 16h00; Leia mais “Piano – curso de extensão abre vagas” →

 

Por ianne, em 07.08.2013

A Escola de Música da UFRN e a Assossiação dos Trombonistas do Rio Grande do Norte apresentam  nos dias 13 e 14 de agosto master classes e recital com os músicos Dirk Amrein, da Alemanha, e Klênio Barros, potiguar mestrando em Performance pela Universidade de Aveiro, Portugal. Os trombonistas vem à Natal partilhar seus conhecimentos  com alunos e músicos interessados. As aulas acontecem durante o dia, com recitais abertos ao público durante a noite. Na terça, dia 13, se apresenta Klênio Barros às 19h, na quarta, dia 14 às 16h, se apresenta o grupo Potibones com o projeto Quarta Musical e à noite, 19h,  o trombonista alemão Dirk Amrein realiza seu recital. Toda a programação acontece no auditório Oriano de almeida da Escola de Música da UFRN. Entrada gratuita.

 

Por ianne, em 05.08.2013

A Escola de Música da UFRN recebe nos dias 15 e 16 de agosto o violonista espanhol Jaime Velasco. O músico vem ministrar master class gratuito e apresentar recital. As aulas acontecem nos dias 15 e 16 das 9h às 12h para alunos da EMUFRN e interessados no geral. O recital será no dia 15, quinta-feira às 19h30 no auditório Oriano de Almeida. No repertório peças de Esteban Sanz Vélez, Bach, Manuel de Falla e também de sua própria  autoria.

Jaime Velasco nasceu em Santander na Espanha e começou a tocar violão aos oito anos de idade. Muito cedo começou seus estudos no conservatório de Santander com o maestro Paulino García, o qual lhe promoveu pequenos recitais já aos 12 anos de idade. Leia mais “Jaime Velasco, violonista espanhol, realiza master class e recital” →

 

UM PRÍNCIPE CHAMADO EXUPÉRY

Apresentação nos dias 10 e 11 no Teatro Laboratório Jesiel Figueiredo – DEART/UFRN

Bonecos apresentam a história do escritor francês Saint-Exupéry, que escreveu o romance “O Pequeno Príncipe”, em quatro cidades do RN
Em agosto, quatro cidades do Rio Grande do Norte recebem o espetáculo de teatro de animação “Um príncipe chamado Exupéry”, da Cia Mútua, de Santa Catarina (Itajaí/ SC). A maratona de dez apresentações começa em Natal, nos dias 10 e 11, e segue para Currais Novos (dia 13), Mossoró (dia 15) e Caicó (17). Viabilizadas pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2012, do Ministério da Cultura, as apresentações da Cia Mútua são gratuitas e algumas delas são acompanhadas de oficina e workshop. Após circulação no norte do país, o espetáculo aterriza no Rio Grande do Sul, em mais quatro cidades.
Antes de ter se tornado mundialmente conhecido pelo romance “O Pequeno Príncipe”, Saint-Exupéry trabalhou para a Companhia de Correio Aéreo Aéropostale, entregando cartas em escalas de vôos diários, que se estendiam pela Europa, África e América do Sul. No Brasil a ‘linha’ ia de Natal (RN) a Pelotas (RS). É neste contexto, dentro de um hangar, sem uma única fala que é encenada a montagem do espetáculo “Um Príncipe Chamado Exupéry”. A peça tem duração de 50 min, capacidade para uma plateia de 60 pessoas e destinado ao público adulto.
Para a montagem do espetáculo, os integrantes da Cia Mútua estudaram a vida e obra de Antoine de Saint-Exupéry, sendo que durante a pesquisa de campo, realizada na França e no Brasil, foram entrevistados seu sobrinho-neto, François D’Agay e Dona Chica, esposa do pescador Rafael Manoel Inácio, ilustrado na peça. Familiares de Saint-Exupéry assistiram à peça no Brasil e ficaram impressionados com a montagem. “Não esperávamos que a história de nosso tio-avô fosse retratada de forma tão mágica e fiel à realidade. O boneco é muito parecido com ele”, comentam Hélène de Sèze e Isabelle d’Agay, sobrinhas-netas de Saint-Exupéry.
“Estamos muito felizes pela aprovação neste edital, que é tão concorrido por grupos do Brasil inteiro. Será a primeira vez da Cia Mútua no Rio Grande do Norte, estamos ansiosos e contando os dias para levar a história de Exupéry e a arte catarinense para oito cidades diferentes”, ressalta uma das integrantes do grupo, a atriz e produtora Mônica Longo.
Além das apresentações, a Cia Mútua também irá ministrar atividades complementares, com a realização de oficina de sensibilização para as formas animadas e workshop sobre o processo de montagem do espetáculo. Toda a programação será totalmente gratuita e aberta à comunidade em geral.
Cia Mútua
A Companhia foi fundada em 1993 e atualmente está estabelecida na cidade de Itajaí (SC). Pesquisa o teatro de animação desde 2002, com produção de montagens, apresentação de espetáculos e execução de projetos de formação na área. A Cia Mútua já recebeu 12 prêmios nacionais e internacionais. Já participou de diversos festivais, apresentando-se inclusive na França, Espanha, Chile, Argentina e em 17 estados brasileiros. Possui em seu repertório os espetáculos Exílios (2013), Um Príncipe Chamado Exupéry (2010), Flashes da Vida (2007), Felizes para Sempre (2005), Teatro Lambe-lambe (2005) e A Caixa (2004).
Evento
O que: “Um Príncipe Chamado Exupéry”
Quando: Dias 10 e 11 (às 19h e às 21h)
Local: Teatro do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Endereço: Av. Senador Salgado Filho, s/n – Campus Universitário – Lagoa Nova.
Ingressos: Gratuito e disponível no local (uma hora antes do espetáculo).
Mais informações no site: http://www.ciamutua.com.br/home/

 

 

O professor JOSÉ CLEWTON DO NASCIMENTO é professor do Departamento de Arquitetura da UFRN Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.) Graduado em Arquitetura e Urbanismo – Universidade Federal do Ceará Mestre em Arquitetura e Urbanismo Pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia Doutor em Arquitetura e Urbanismo Pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa) Patrimônio Cultural Intervenções em áreas históricas Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo Conservação urbana Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3481803473530409 — Giovana Paiva de Oliveira Profa. DARQ/UFRN

Professor da UFRJ ministra masterclass gratuito de piano na EMUFRN

Nos dias 27 e 29 de agosto, o professor Luiz Senise (UFRJ) ministra na
Escola de Música da UFRN (EMUFRN) o masteclass “O processo de preparação
de uma obra – A Arte de Estudar”, destinado aos alunos do curso de piano
da UFRN e à comunidade em geral. As aulas são gratuitas e acontecem das
15h às 18h30, no auditório Oriano de Almeida.

Luiz Senise é professor de piano da UFRJ, detentor de inúmeros prêmios de
concursos de piano, dono de uma carreira sólida e vem atuando nos
principais palcos do Brasil e do exterior, como o Carnegie Recital Hall,
em Nova York. Aclamado pela crítica nacional e internacional por suas
habilidades extraordinárias ao piano e pelas interpretações de forte
personalidade, o pianista tem atuado em discos, gravações para rádios e
televisões, participações em CDs e turnês dentro e fora do país.

Orientador artístico, organizador, membro e presidente de júri em
importantes concursos, coordenador de projetos na UFRJ e FUNARTE – MEC,
curador musical do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Senise é figura de
destaque no cenário musical brasileiro.

Informações e inscrições por meio do e-mail: <guilh.caro@gmail.com>.

Por ianne, em 31.07.2013

A UFRN oferece em agosto curso de Administração do Tempo.  São 20 vagas destinadas aos servidores da UFRN. A inscrição deve ser realizada através do sigaa pelo procedimento SIGRH > Menu Servidor >Capacitação > Inscrições. O curso inicia dia cinco de agosto e segue até o dia 11 de setembro, sempre às segundas e quartas-feiras, das 15h às 18h no Laboratório de Informática DDP. O ministrante é o professor da EMUFRN Alexandre Reche.

O curso de Administração do Tempo ajuda o participante a melhor gerir o seu tempo pessoal e profissional. Serão abordados tópicos como Mapeamento Mental, Metodologia de Planejamento e como evitar a procrastinação.

Mais informações através dos telefones 3215-3279 ou 3215-3136 ou pelo e-mail capacitacao@reitoria.ufrn.br

 

Por ianne, em 22.07.2013

A Comissão Permanente de Concursos (COMPERVE) divulgou edital para os cursos técnicos de Canto, Gravação Musical, Instrumento e Regência, oferecidos pela Escola de Música da UFRN. As inscrições podem ser feitas de 5 a 19 de agosto, com taxa no valor de R$ 30. O período para a solicitação de isenção da inscrição é de 5 a 11 de agosto.

O resultado com os candidatos aptos a fazerem a seleção será divulgado no dia 28 de agosto, junto com o local das provas. Serão aplicadas entre os dias 2 e 4 de setembro uma prova prática e específica para cada curso. E no dia 18 de setembro será aplicada a prova de Estruturação Musical, composta de 6 questões comuns a todos os cursos. Leia mais “Curso Técnico lança edital” →

 

Por ianne, em 16.07.2013

A Escola de Música da UFRN abre vagas para o curso de extensão Iniciação ao Violão Popular. As inscrições vão de 29 de julho a 02 de agosto, na secretaria de extensão da EMUFRN.

Ministrado pelo professor Alexandre Atmarama, o curso tem como objetivo a iniciação do aluno aos fundamentos técnicos do violão dentro do repertório da música popular.

São 20 vagas distribuídas em duas turmas; uma para adolescentes de 14 a 18 anos, e  outra para adultos.

Os horários são os seguintes:

TURMA 1 (14 -18 anos): quarta-feira, às 10h00;

TURMA 2 (adultos): quarta-feira, às 19h00;

Investimento: R$ 300,00, parcelados em até 02 vezes.

INÍCIO DAS AULAS: 07 de agosto, com um total de 15 aulas.

Mais informações pelo e-mail básico.musica@gmail.com ou pelo número 9193-6429.

 

Fonte: http://www.musica.ufrn.br/em/

 

 

CCHLA promove palestra sobre Cordel brasileiro

A palestra O Cordel Brasileiro: investigação e inquérito, com Aderaldo Luciano, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e estudioso da cultura brasileira e literatura popular, será realizada dia 6 de agosto às 18h no Auditório B do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

O evento é promovido pelo CCHLA em parceria com o Departamento de Letras (DLET) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os interessados podem realizar inscrição via Sigaa, através da aba extensão ou no local da palestra. Será emitido certificado de participação equivalente à 3h/aula.

Fonte: http://cchla-ufrn.tumblr.com/

 

Cursos técnicos de Canto, Gravação Musical, Instrumento e Regência, oferecidos pela Escola de Música da UFRN. As inscrições podem ser feitas de 5 a 19 de agosto, com taxa no valor de R$ 30. O período para a solicitação de isenção da inscrição é de 5 a 11 de agosto.

mais informações no site: http://www.musica.ufrn.br/em/

 

Clique na imagem para ampliar