O que é a TEIA?
Um espaço para encontro, reconhecimento, convivência, reflexão, formação e divulgação de temas prioritários dos grupos, coletivos, comunidades e Pontos de Cultura, enquanto representantes dos segmentos socioculturais da nossa diversidade.
Histórico
Em 2006, após dois anos de vigência do Programa Cultura Viva, constatou-se a necessidade da criação de uma instância nacional, onde os Pontos de Cultura pudessem se conhecer, trocar experiências e ter visibilidade. Foi criada então a TEIA, um encontro nacional dos Pontos de Cultura e entidades que integram o Programa Cultura Viva, revelando a diversidade cultural brasileira.
Após quatro edições, a Teia se consolidou como um poderoso instrumento de mobilização e articulação da rede dos Pontos de Cultura, trazendo em seu cerne a ideia de que a cultura é um direito e vetor para a formulação de políticas públicas.
Como será a Teia Nacional da Diversidade 2014?
A Teia Nacional da Diversidade 2014 visa fortalecer o exercício dos direitos culturais, a atuação em rede, o diálogo e a parceria entre a sociedade civil, gestores, Instituições de Ensino, instâncias de participação social e sociedade em geral no campo cultural para a qualificação e o fortalecimento de políticas e ações de valorização e promoção da cultura brasileira em todos os seus aspectos e segmentos culturais. Tem previstos em sua programação o IV Fórum Nacional dos Pontos de Cultura (FNPC), o Fórum da Diversidade, Fórum de Gestores, Mostra
CULTURA VIVA, mostras artísticas e Feira de Economia Solidária, seminários e oficinas, dentre outras atividades.
Nesta edição o conceito foi ampliado integrando, além, dos Pontos e Pontões de Cultura, o escopo do Encontro da Diversidade com envolvimento dos segmentos das políticas setoriais atendidos pelo Programa Brasil Plural: Culturas Populares, Culturas Indígenas, Culturas Ciganas, LGBT, Crianças, Idosos, Juventude, Hip-Hop, Pessoas com Deficiência, Saúde Mental, Trabalhadores Urbanos, Povos de Terreiro, Imigrantes, Mulheres, Trabalhadores Rurais, Mestres e Griôs; e ações do MinC com interface com o Programa: Pontos de Memória; Pontos de Leitura, CEUs, Incubadora Brasil, Cineclubes e NPDs, Mais Cultura nas Escolas e Universidades, entre outros.
A Teia Nacional da Diversidade oportunizará para a comunidade universitária um espaço de produção de conhecimento e de diálogo acerca da diversidade cultural e das práticas de saberes desenvolvidas por diversos povos, coletivos e pontos de cultura do Brasil. A UFRN, nos últimos anos, tem investido intensamente no fortalecimento de sua política cultural, em conformidade com as metas estruturantes do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), e a realização da Teia na UFRN coaduna com esse investimento acadêmico e social.
A Teia colabora com o fortalecimento do diálogo entre culturas; busca promover o respeito pela diversidade das expressões culturais e dos sujeitos. E esse contato, entre a Universidade e os Pontos de Cultura e as diversas populações presentes na Teia, pode ampliar consideravelmente o diálogo de saberes acadêmicos e culturais, fortalecendo a aproximação da universidade com a comunidade externa e vice-versa. Pela UFRN, haverá também a realização do IV Seminário de arte e cultura, o qual nos últimos anos vem discutindo e encaminhando metas e ações referentes à melhoria da arte e da cultura na UFRN.