Professor da UFPE, Carlos Newton Jr faz palestra sobre a poesia produzida sob inspiração de Dom Quixote e Sancho Pança

Palestra será gratuita, próxima sexta-feira, 7, às 10h, na Cooperativa Cultural Universitária

O autor da antologia poética “Poemas para Dom Quixote & Sancho” (Editora da UFPE – 2015), Carlos Newton Júnior, fará uma palestra na próxima sexta-feira, 7, às 10h, na Cooperativa Cultural Universitária. O tema da palestra, “Imagens do Quixote e de seu leal escudeiro na poesia de língua portuguesa”, se baseia justamente nesse livro, no qual ele demorou dez anos para organizar e reúne poemas que foram feitos sob a inspiração desses dois grandes personagens da literatura clássica mundial: Dom Quixote e Sancho Pança; criados pelo escritor castellano, Miguel de Cervantes. Para Carlos Newton Júnior, além de personagens emblemáticos da literatura, o cavaleiro Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho, se tornaram “mitos visuais”. Durante os anos de pesquisa, ele foi encontrando não só versos que homenageassem Cervantes, mas priorizou aqueles que tratavam dos próprios personagens. Quem nunca ouviu a expressão: “quixotesca”? Pois então, é o personagem saindo das páginas e tomando o imaginário das pessoas, mesmo depois de tanto tempo em que o folhetim foi escrito.

Ano passado, quando foi lançado o livro do atual professor da UFPE e ex-professor de História da Arte, no Departamento de Arquitetura da UFRN, comemorava-se os 400 anos de publicação da obra Dom Quixote. Carlos Newton Júnior vai mostrar ao público presente uma seleção luxuosa de grandes nomes da língua portuguesa que versaram sobre Quixote e Sancho. Nela, constam nomes como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar, Cruz e Souza e até versos do português, José Saramago.

Carlos Newton Júnior é poeta, ficcionista, ensaísta e um dos maiores estudiosos da obra do escritor Ariano Suassuna. Autor de vários livros, entre os quais: “Poeta em Londres”, “De mãos dadas aos caboclos” e “Ofício de sapateiro”.