QUAL É A SUA VIOLÊNCIA?

A Semana de Museus é um evento anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus- IBRAM, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

Para tratar do tema geral escolhido para a edição deste ano (“Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”), o Museu Câmara Cascudo decidiu explorar um assunto quase ausente das narrativas museológicas, mas extremamente presente em nossas vidas, especialmente no contexto atual da sociedade potiguar: a violência.

Com o tema específico “Qual é a sua violência?”, vamos refletir e discutir sobre diferentes formas de violência que nos afetam e afetam o mundo à nossa volta, através de várias atividades: exposições, visitas mediadas, palestras, debates, oficinas, cinema, teatro e uma programação especial para o público infanto-juvenil, tudo visando entender melhor a violência, para poder evitá-la ou neutralizá-la.

Trata-se, portanto, de uma excelente oportunidade para descobrir que o Museu Câmara Cascudo não é apenas um lugar que conserva coisas antigas, vestígios do passado: ele é também um espaço dinâmico e engajado, que se afirma no presente e dialoga com a contemporaneidade, contribuindo para uma transformação positiva da sociedade.

Everardo Ramos
Diretor do Museu Câmera Cascudo

Para mais informações consultar o site do evento: http://mcc.ufrn.br/evento/