A / R / T  todo tempo
UFRN 60 ANOS

Já pelo final dos anos setenta do século passado, a UFRN começava a prover a sociedade com artistas/pesquisadores/professores de arte, a princípio para atender a demanda de professores criada pela inserção sistematizada da arte nas escolas. Com isto, o então Curso de Licenciatura em Educação Artística – CLEA também lançava para a comunidade externa artistas e pesquisadores. A partir de 2006, o novo Curso de Licenciatura em Artes Visuais – CLAV, surgido como o híbrido das habilitações em Artes Plásticas e Desenho do CLEA, continuou este fluxo e, hoje, muitos dos egressos destes cursos ocupam espaços escolares, espaços de gestão cultural e toda sorte de espaços para os artistas visuais. Nesta exposição, que comemora os seus 60 anos de fundação, a UFRN traz ao seu âmbito uma amostra dos artistas que nela se formaram e hoje fazem parte do universo das artes no nosso estado, pelo Brasil e pelo mundo a fora.
Partindo de listagens oficiais e mnemônicas, uma equipe curatorial, formada pelos professores Vicente Vitoriano Marques Carvalho e Artur Luiz de Souza Maciel e pela servidora Elidete Alencar de Sousa, operou uma seleção de artistas que teve como principal critério o fato dos mesmos serem egressos dos Cursos citados. Alguns percalços como a disponibilidade de espaço expositivo, a dificuldade de contato com os artistas, entre outros, levaram a uma amostra de 34 artistas que está longe de completar um panorama mais amplo, na qual, evidentemente, pode-se reclamar por muitas presenças, todas importantes. No entanto, têm-se como amostra artistas provenientes de desde as primeiras turmas formadas pelo CLEA às mais atuais, formadas pelo CLAV.
As obras em exposição foram escolhidas pelos próprios artistas, com um escrutínio pouco profundo feito pela curadoria, pois desejou-se que a participação dos artistas fosse efetiva, desde o começo do processo. Como resultado, a exposição compõe-se de obras de diversas naturezas estéticas e artísticas, das mais tradicionais àquelas mais contemporâneas, para evidenciar o papel formador da UFRN e, claro, o valor incontestável das ações de seus artistas egressos nos últimos quarenta anos de sua evolução.
Vicente Vitoriano
Professor do DEART – UFRN

Abertura: 21 de junho, às 19h.
(Segunda a sexta-feira, das 9 às 17h)
Visitação: 22 de junho a 13 de julho de 2018.