As inscrições deverão ser realizadas inicialmente no período de 22 a 26 de julho de 2019, através da Internet, a partir do seguinte link:

Descrição

Curso livre de introdução à História da Arte Ocidental, da “Arte Rupestre” à Arte Moderna no século XX. Por meio de uma abordagem crítica, o curso visa possibilitar aos interessados uma formação inicial no universo da História da Arte, ao mesmo tempo em que se propõe a contribuir para uma educação do olhar voltada à apreciação e valorização das obras de arte em geral.

Ministrante

Diego Souza de Paiva é doutor em História e Crítica da Arte pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado e Mestre em História pela UFRN, é autor do livro “Para além da moldura: o Julgamento de Frei Miguelinho e a construção de uma memória republicana – Natal 1906-1919” (Caravela Selo Editorial, 2018) e um dos organizadores do “Catálogo do Patrimônio Artístico e Cultural da UFRN” (EDUFRN, 2019). Atuou como professor de História das Artes do Departamento de Artes da UFRN.

Contato: domdiegosouza@hotmail.com

Unidade I – “arte” antes da Arte

• “Arte” na “Pré-História”?
  • Imagens para eternidade: arte no antigo Egito.
  • Arte grega: o arcaico, o clássico e o helenístico.
  • Imagens de um Império: a arte romana.
  • Imagens e devoção: arte na Idade Média.

Unidade II – A construção da Tradição

• De artes mecânicas às artes liberais: a arte no Renascimento.
  • O Maneirismo.
  • Imagens para comover: o Barroco italiano.
  • Imagens da razão e da revolução: arte neoclássica.

Unidade III – Modernismos: entre atitude, contextos e formas

• O surgimento de uma atitude moderna: Romantismo e Realismo.
  • O Impressionismo.
  • Do Neo ao Pós-impressionismo (Cézanne, Van Gogh e Gauguin).
  • Vanguardas do século XX (correntes expressiva e construtivas).

Inscrição: