O segundo momento do evento comemorativo dos 60 anos do livro O Arado, da escritora potiguar Zila Mamede, acontecerá no dia 13 de dezembro (sexta-feira), às 9h no auditório da BCZM. Constarão na programação: o lançamento da reedição de O Arado (editora Manimbu);  o lançamento da obra Opúsculo Humanitário, da escritora potiguar Nísia Floresta.  Esta obra integra a coleção Escritoras do Brasil, do Conselho Editorial do Senado.

Em seguida, o poeta Marciano Medeiros apresentará o cordel História de Zila Mamede. Para encerrar a programação, a cantora  Socorro Lira interpretará músicas inspiradas na obra de Zila Mamede.

A obra completa O Arado é composta por 19 poemas, que tratam temáticas ligadas a lembranças de vida de Zila, misturando as experiências vividas no campo e a vivência de moça da cidade. Lançado em 1959, o livro é considerado um marco para a vida e a carreira da poeta, nascida em Nova Palmeira, na Paraíba. O terceiro livro da trajetória poética de Zila Mamede foi publicado pela editora carioca Livraria São José.

Zila Mamede foi fundadora do Sistema de Bibliotecas da UFRN, diretora por 21 anos da BCZM e incentivou a criação do Departamento de Biblioteconomia da Instituição.

A ação é promovida pelo Governo do Estado, através da Fundação José Augusto; do Senado Federal e da UFRN, através do NAC e da BCZM.