Nesta segunda, 2 de maio de 2022, haverá uma oficina de pintura na Facisa / UFRN em parceria com o NAC.

“A arte permite o desenvolvimento de habilidades e competências que auxiliam o aprendizado. Dessa forma, a parceria estabelecida entre a Faculdade de Ciência da Saúde do Trairí (Facisa) e o Núcleo de Arte e Cultura (NAC/UFRN) realiza, na segunda-feira, 2, nos turnos da manhã e da tarde, o 1º Curso de ARTE na FACISA: Palavra & Pintura. “O curso proporciona aos participantes um desenvolvimento cultural coletivo, baseado na produção artística e atividade grupal”, diz a professora Joana Cristina Medeiros, coordenadora do evento.

Segundo Joana, a realização de eventos relacionados a arte e cultura na universidade vem atender a uma demanda acadêmica que foi diagnosticada por diferentes metodologias, dentre elas reuniões e questionários aplicados. A promoção de cursos para estimular ideias, criações e permitir a prática da arte tem como objetivo auxiliar a interação entre docentes e discentes, atividades que auxiliam os processos de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural.

A proposta do curso é realizar uma atividade teórico-prática de pintura em madeira, em que os participantes produzem placas com frases que expressam pensamentos positivos. “Essa prática  foi selecionada visando à ampliação de capacidades facilitadoras para o processo de ensino-aprendizagem, tais como: criatividade, habilidades motoras e cognitivas, e consolidação de memórias”, diz a coordenadora do evento. O exercício realizado no evento contribui não só para o processo acadêmico, mas também para a amplificação de habilidades socioemocionais, já que a arte é uma manifestação estética das emoções e sensações humanas.

De acordo com Joana, as produções artísticas do evento têm exposição permanente em diferentes ambientes de ampla circulação da Facisa. Desta forma, espera-se que haja uma promoção sociocultural, tanto pela comunidade interna como pela população que circula nesses ambientes, tais como pacientes das clínicas, participantes de outros projetos e visitantes em geral, ampliando o alcance da ação e beneficiando a população com a contemplação desses produtos.

Sendo este um projeto que visa à interação social, toda a comunidade acadêmica, bem como a comunidade de Santa Cruz, que faz uso rotineiro ou eventual do Largo da Facisa, está convidada a participar. Os interessados podem se inscrever diretamente na página do Sigaa. O evento está dividido em dois turnos, o da manhã, das 9h15 às 12h, e o da tarde, das 13h30 às 15h45. O horário fica a critério do participante, que deve chegar com antecedência para ser direcionado ao local onde ocorrerá a prática. A universidade irá disponibilizar todo o material artístico necessário.”

Ana Beatriz Vilar - Agecom

Publicado em: 29 de abril de 2022

Disponível em: https://ufrn.br/imprensa/noticias/58065/facisa-realiza-primeiro-curso-de-arte-em-parceria-com-o-nac