O Núcleo de Arte e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte convida para a abertura da exposição Cidade em Fragmentos: montagens urbanas do artista Daniel Viana e curadoria de José Clewton do Nascimento (Jota Clewton).

Data: 5 de maio de 2022

Período da exposição: 6 a 25 de maio de 2022

Horário de visitação: de segunda a sexta, das 9h às 16h

Local: Galeria Conviv’Art – NAC / UFRN (entrada pelos fundos da Biblioteca Central Zila Mamede)

Viana se descreve da seguinte forma:

“Eu sou recém graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Parafraseando Caetano Veloso, a cidade me atravessa: ela percorre meu corpo físico, teórico e poético. Na UFRN, cursei a disciplina Corpo e Espaço e desde então tenho investigado a interface corpo – cidade, seja por meio da produção teórica ou da linguagem artística utilizando diversos suportes. Me interesso por diferentes mídias e processos de criação, principalmente a performance (associada ao trabalho com vídeo e fotografia) e o desenho de rua. Também tenho desenvolvido experimentos utilizando a aquarela e desenho com marcador sobre papel. Venho recentemente trabalhando com a montagem, dispondo imagens em relação, inspirado pelos trabalhos de Aby Warburg, Walter Benjamin e Georges Didi-Huberman. Tenho me dedicado a utilizar a montagem como forma de pensamento sobre a cidade e suporte para produção de narrativas urbanas. Como o corpo experimenta a cidade? De que maneira pode a imagem – para além do espetáculo – comunicar nossa vida cotidiana nas cidades? São alguns questionamentos centrais no meu trabalho atualmente.”

Conheça mais sobre o Artista e o Projeto de Exposição.