A Aula Magna do segundo semestre deste ano (2015.2) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acontece, às 9h do dia 28 deste mês (agosto), no Auditório da Reitoria, com a ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Brasil e a primeira negra do país a comandar uma universidade federal, Nilma Lino Gomes.

Professora pedagoga e doutora em Antropologia Social, a mineira Nilma Lino aceitou o convite da reitora Angela Maria Paiva Cruz para protagonizar um dos principais momentos da vida acadêmica de uma instituição universitária. A Aula Magna será aberta ao público e a temática será divulgada em breve.

Trajetória

Pós-doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra, de 2004 e 2006, Nilma Lino Gomes presidiu a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).

Entre 2010 a 2014 participou da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, atuando na Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-brasileiros.

Em 2013, assumiu o comando da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).