O curso de Mosaico Subjetividade em Ação foi ministrado pelo artista Wendell Santos Batista no período de 30 de setembro de 2015 a 22 de Julho de 2016 no Ateliê de Artes do NAC. Wendell nos contou um pouco da trajetória:
“O curso teve como base a proposta triangular de Ana Mae Barbosa, que envolve conhecimento histórico, técnico e visual das obras de Arte em Mosaico, uma construção crítica de um individuo mais consciente sobre a arte do Mosaico e a prática presente em todas as atividades do curso, pensando no ensino de Paulo Freire que une a teoria com a prática, formando a práxis, uma ação criadora e modificadora da realidade.”

Além disso, o curso visava elaborar uma obra de Arte em Mosaico no Formato painel para ser fixada em alguma construção arquitetônica.

“Tínhamos varias paredes para escolher, foi encontrada a mais adequada medindo 4,60 x 2,72 m, igual a 12,5 m². Foi um desafio muito grande para uma turma de 5 alunos. No Fim todos os objetivos foram compridos. A Obra de arte recebeu o nome de “Viagem Cósmica” uma verdadeira viagem entre os prótons, nêutrons e elétrons que não são vistos a olho nu, representado pela construção subjetiva nas explosões cósmicas presentes nos fractais no decorrer da obra. Os seres alados representando o tempo, a eternidade, a viagem, o desconhecido e até mesmo o deslocamento no espaço tempo.” diz o ministrante.

A inauguração do Mosaico Artístico “Viagem Cósmica” será dia 19, de Agosto,  às  16 horas no Hall do CCHLA.