O Programa SigaArte na UFRN é uma agenda cultural permanente e tem como objetivo principal divulgar e disseminar a cultura artística universitária, promovendo o acesso democrático e a formação de público para as artes e proporcionando um ambiente favorável e saudável a todos que integram a UFRN. O Programa vem ocorrendo desde 2013 na UFRN e foi instituído pela Administração Central desta IES; coordenado pelo Núcleo de Arte e Cultura da UFRN e a Pró-reitoria de Extensão, esse programa promove e/ou apoia oficinas artísticas; círculos temáticos sobre arte e cultura, eventos alusivos ao calendário artístico; edições de Luau na UFRN; intervenções artísticas em diversos setores da Universidade; mostras de cinema e áudiovisual; semana artística para estudantes calouros e veteranos; semana artística para os servidores (alusiva ao dia do servidor público), entre outras.

O Curso “Sistema Único de Saúde , Doenças Tropicais e Cultura Brasileira” que é promovido pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), será dirigido aos alunos de graduação em Medicina e Enfermagem da Universidade de Istambul (Turquia). Os alunos irão participar em diferentes atividades, incluindo viagens de campo, palestras de cabeceira, e eventos culturais.

Segue abaixo a programação oferecida para os alunos de Istambul no dia 04 de agosto de 2016 e providenciada pelo Programa SigaArte:

- 19h Visita à abertura da exposição da Galeria Conviv’Art/NAC.
O Núcleo de Arte e Cultura da UFRN (NAC) recebe anualmente em sua Galeria Conviv’Art, uma média de (dez) exposições selecionadas segundo critérios de Edital de ocupação deste equipamento cultural, como também propostas de interesse institucional vinculadas a políticas estruturantes da UFRN.
Artistas expositores: Damião Costa e Everaldo Porciúncula Júnior.

- 19h30 Vivência com o Grupo Coco de Roda Mestre Severino. O Grupo foi fundado em 20 de novembro de 2008, na Vila de Ponta Negra, Natal/RN, por intermédio do Projeto de Extensão Encantos da Vila/UFRN. O Grupo tem como Mestre o Sr. Severino Bernardo Santiago, nascido em Vera Cruz/RN, no dia 02 de junho de 1936. Quando criança acompanhava seu pai, Luiz Bernardo Santiago, nas brincadeiras de Zambê, Chegança e Boi de Reis. A aproximação com o universo das manifestações populares influenciou na sua dedicação ao coco de roda, levando-o a conservar elementos utilizados pelo seu pai, tais como a formação instrumental – o pau furado –, a dança e a estrutura rítmica e melódica dos versos, caracterizados como cocos de memória. A temática das composições remete ao cotidiano do Mestre. A saber: o sertão, o litoral,o trabalho,o amor,a saudade e a natureza. A dinâmica acontece por meio de cantos de perguntas e respostas. O mestre canta estrofes que são respondidas pelo coro. Desde a sua criação tem realizado apresentações,oficinas,e participado de projetos culturais.
Mestre Griô: Severino Bernardo

- 20h30 Apresentação da Big band Jerimum Jazz. O Grupo completa 18 anos de atividades ininterruptas, e em sua longa trajetória tem se apresentado para os mais diversificados públicos em Natal e em outras cidades da nossa região. O Grupo possui um repertório que abrange desde a música internacional com seus mais diversificados ritmos até a música brasileira com seus mais variados gêneros musicais. O mesmo realiza concertos de cunho artístico e também didático, nos quais apresenta ao público, importantes personagens da história da música popular e músicas que se tornaram conhecidas através do som das big bands. O conjunto também tem trabalhado com importantes compositores e arranjadores brasileiros que através de seus trabalhos tem contribuído de forma efetiva para a consolidação do repertório da big band Jerimum Jazz.
Regente: Prof. Ranilson Bezerra de Farias