Para despertar a consciência do público para os problemas sociais, econômicos, ambientais e políticos causados pelos padrões de produção e consumo excessivos.O dia 15 de outubro foi instituído como Dia do Consumo Consciente pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2009.

confira dicas de como você pode ter um hábito de consumo mais sustentável

1. Preste atenção no que você consome: comer produtos orgânicos é bom para o meio ambiente e para a saúde. Comece substituindo os hortifrútis orgânicos, experimente substituir a carne por alimentos com alto teor de proteínas (como feijão, grão de bico, soja, tofu, quinoa, aveia). Com isso, mantém sua ingestão nutricional de proteína e reduz sua pegada de carbono, uma vez que a pecuária tem um forte impacto na produção de gases efeito estufa, além de demandar uma grande quantidade de água para criação de animais.

2. Observe de quem você compra: privilegie o produto e as marcas locais, promovendo o desenvolvimento da economia da sua região e apoiando pequenas empresas. Você reduzirá como transporte de gases de efeito estufa (GEE) associado ao transporte de produtos e embalagens e aumentará o senso de comunidade.

3. Prefira empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável: que medidas a empresa toma para, por exemplo, reduzir o impacto ambiental de suas operações ou desenvolver uma comunidade local? Qual a origem dos produtos? Algumas empresas já são reconhecidas pela alta incidência de trabalho infantil e escravo. Há muita informação disponível: com uma pesquisa rápida na internet, é possível descobrir marcas e empresas éticas.

4. Fuja do plástico de uso único: leve sua caneca reutilizável com você em vez de usar copos de plástico ou papel para café e água. Outra ação simples é levar sempre sacolas reutilizáveis quando for fazer compras. Assim, você ajuda a reduzir a quantidade sacos plásticos no lixo e nos oceanos. Reciclar uma enorme quantidade de resíduos que produzimos é um grande desafio. Mundialmente, somente 7% do lixo plástico é reciclado. Portanto, a melhor solução é tentar não produzi-lo.

5. Compre menos: cosmético repensando se você realmente precisa de algo ou apenas deseja os produtos que consome. Compras impulsivas nos fazem ter muitas coisas que mal existem. Mas, se você realmente precisa desse item, opte por comprar produtos de qualidade que durem mais, não quebram com facilidade e produzir a produção de resíduos.

E lembre-se por meio de suas escolhas cotidianas, o consumidor pode contribuir para reduzir os impactos negativos no meio ambiente, na economia, na sociedade e no seu próprio bem-estar.

Texto produzido com as informações retiradas do site Sincomercio no acesso < https://sincomercio.org/15-de-outubro-dia-do-consumo-consciente/ > e as dicas foram tiradas da materia ’5 dicas: como consumir de forma consciente ‘da PUCRS, Disponível em < https://www.pucrs.br/blog/5-dicas-como-consumir-de-forma-consciente/ >